A Nexa realizará em Três Marias, na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, a partir das 9 horas, um simulado de evacuação de emergência. Trata-se da etapa final da elaboração do Plano de Ações de Emergência para Barragens (PAEB), em cumprimento à exigência legal.

O simulado de evacuação é uma ação preventiva, e tem por objetivo preparar a comunidade para eventuais situações críticas. Para os moradores do entorno é uma oportunidade de conhecer, na prática, os sinais sonoros, as rotas de fuga e os pontos de encontro.

Nos últimos meses foram promovidas diversas reuniões, visitas e treinamentos com grupos estratégicos em preparação para o simulado. Esses encontros tiveram o objetivo de oferecer orientações quanto ao procedimento correto no dia do exercício.

Dentre os grupos envolvidos nessas ações, destacam-se os moradores da Zona de Autossalvamento, prefeitura, órgãos de defesa civil, equipe de segurança da barragem e empregados da empresa.

Ao ouvir os sinais sonoros e comandos de voz, os moradores que estiverem trafegando na estrada Municipal e os empregados da Nexa que estiverem trafegando nas estradas internas da Nexa (no entorno das barragens) devem seguir as placas de rota de fuga, se dirigirem ao ponto de encontro mais próximo e aguardar instruções dos responsáveis. Já os moradores que estiverem em suas casas e ouvirem os sinais sonoros e comandos de voz não precisam se deslocar ao ponto de encontro.

Segurança: Valor inegociável

Para a Nexa, assegurar a estabilidade de suas barragens é um compromisso permanente. Por isso, a empresa dispõe de um Sistema de Gerenciamento de Barragens que é referência no setor. Além da elaboração PAEB, são realizados monitoramentos constantes e relatórios de inspeção atestados pelos órgãos públicos competentes.