Alteração tarifária

A Companhia esclarece que, de acordo com a Resolução 127/2019, publicada em 29/06/2019, o reajuste tarifário, em média, de 8,38%, autorizado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae MG), incide desde o dia 1º de agosto de 2019 nas faturas de todos os consumidores da Copasa, inclusive daqueles beneficiados com a tarifa social.  Os reajustes tarifários anuais têm o objetivo de repor a inflação e proporcionar os investimentos para garantir a eficiência dos serviços.            

Substituição de hidrômetros

Como qualquer aparelho de precisão, o hidrômetro está sujeito a eventuais desgastes e defasagem tecnológica. Para isso, a Copasa por meio do Programa de Melhoria de Qualidade da Micromedição, em 2018, intensificou a substituição dos equipamentos, em atendimento à Portaria 295 de julho de 2018, do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que recomenda a troca periódica dos aparelhos por equipamentos mais modernos, em intervalos de até sete anos. A substituição do parque de hidrômetro em todo o Estado por hidrômetros mais modernos também tem como propósito garantir a precisão da medição do volume de água consumida nos imóveis, manter o padrão de qualidade da prestação dos serviços e o nível de satisfação dos clientes.

A execução desse serviço é de total responsabilidade da Copasa e não acarreta nenhum ônus para o cliente. Para maior segurança, a Copasa orienta aos moradores que os profissionais responsáveis pela substituição dos hidrômetros se apresentam devidamente uniformizados e portando o crachá de identificação da empresa.

Tarifa Social

O cliente que possui cadastro no CAD’Único pode obter o desconto de até 55% nas tarifas da empresa, bastando somente apresentar o documento de cadastramento emitido pela prefeitura, desde que tenha renda de até R$ 499,00 por pessoa do seu grupo familiar.       

Em agosto, ocorreu o cancelamento do benefício de 1393 Imóveis de Três Marias porque os clientes não fizeram o recadastramento junto à prefeitura, embora a Copasa tenham sido orientados por meio de avisos nas faturas.

Portanto, aquele cliente que perdeu o benefício, deve procurar a Prefeitura para se cadastrar e, posteriormente ir à agência de atendimento da Copasa da cidade, localizada na avenida Felinto Muller, 22, no bairro Ipiranga, para voltar a ter o benefício da tarifa social.  Neste caso, a fatura já emitida sem o desconto será retificada com o retorno do benefício aos clientes recadastrados.