De um total de 420 pessoas, parte deve ser dispensada das suas atividades enquanto outras passarão por remanejamento proposto pela Nexa Resources após a diminuição das atividades de lavra e de beneficiamento da unidade Morro Agudo, em Paracatu, no Noroeste de Minas. As atividades de mineração de zinco e chumbo foram reduzidas por tempo indeterminado enquanto as atividades de produção de calcário se manterão em funcionamento.

Segundo o vereador Adalberto Gonçalves de Carvalho (PSD), conhecido por Beto Codorna, representantes da Nexa estiveram reunidos na Câmara Municipal de Paracatu na semana passada e solicitaram apoio na recolocação dos profissionais no mercado de trabalho. “Entendo que esses passos iniciais devem partir da empresa, pois ainda temos que avaliar como será esse plano de dispensa ou remanejamento”, disse.

Ainda segundo Carvalho, a paralisação das atividades da Nexa em Paracatu foi recebida como surpresa. “Com certeza, teremos impactos nas questões sociais e financeiras do município”, afirmou. Desde o dia 19 de março até 30 de abril, as atividades de mineração vêm sendo reduzidas no Complexo Morro Agudo e, partir de 1º de maio, a paralisação será por tempo indeterminado, de acordo com a companhia.

Em Nota, a Nexa Resources reafirmou que “está empenhada em realizar um processo humanizado, com os menores impactos ao negócio e, principalmente, às pessoas. Nesse sentido, a companhia está focada na recolocação de profissionais no mercado de trabalho, seja por meio de transferências para outras unidades da companhia ou empresas do Grupo Votorantim e contratação por outras empresas da região por meio da realização de feiras de vagas”.

Fatores como a proximidade do fim da vida útil da mina, da baixa escala e do alto custo operacional da unidade, além da queda do preço do minério de zinco no mercado internacional acentuada nos últimos anos, foram determinantes para a diminuição das atividades da Nexa na mina localizada em Paracatu.

Fechamento em Paracatu é parte de processo de otimização da Nexa

De acordo com a companhia, em nota, na semana passada, a decisão faz parte do processo de otimização da Nexa para melhorar o fluxo de caixa livre em linha com o quadro de alocação de capital disciplinado da empresa, juntamente com sua estratégia de longo prazo para maximizar o valor para a empresa e seus acionistas. Durante esse processo de redução a Nexa continua a avaliar ativamente alternativas de risco-retorno para o Complexo Morro Agudo no Brasil.

Em 2023, a Nexa Resources produziu 23 quilotoneladas (kt) de zinco e 8,3 quilotoneladas (kt) de chumbo a um custo líquido de caixa sustentável, líquido de subprodutos, de US$ 0,87/libra. A mina atualmente não possui reservas minerais estimadas. Ainda no Complexo Morro Agudo, a mina de Ambrósia atingiu o fim de sua vida útil durante o quarto trimestre de 2020 e as operações foram suspensas desde então.

O Complexo Morro Agudo produz aproximadamente 1.650 toneladas de zinco e 390 toneladas de chumbo por mês, representando 5% e 6% da produção de zinco e chumbo da Nexa, respectivamente.