O projeto Parceria Votorantim Pela Educação (PVE) deu início ao seu terceiro ciclo nesta semana, por meio de encontros com mobilizadores, educadores e gestores públicos de Três Marias, promovidos entre os dias 15 e 17 de setembro. Durante as reuniões, foram analisados os resultados da consulta pública realizada na etapa anterior do projeto, e que irão pautar as novas atividades da iniciativa. Realizado pelo Instituto Votorantim, com apoio da Votorantim Metais e da Prefeitura de Três Marias, o projeto desenvolve ações que buscam qualificar a educação pública do município.

No encontro realizado em 17/09, agentes comunitários, empregados da Votorantim Metais, diretores de escolas municipais e membros da Prefeitura se reuniram para planejarem, de forma conjunta, ações para o 4º ciclo do projeto. O evento aconteceu às 19h no Centro de Desenvolvimento Votorantim (Vila Residencial).

Entre março e agosto, foi realizada consulta pública que questionou membros da comunidade e do ensino público sobre quais experiências e saberes poderiam ser compartilhados para contribuir para a educação no município. De posse da consolidação desses dados e compartilhando-os com os diretores escolares, de acordo com a região dos respondentes, possibilitou-se a criação de uma rede de relacionamento, que incentiva cidadãos a atuarem socialmente, contribuindo de forma significativa e transformadora para a educação complementar àquela oferecida no ensino público de Três Marias, nos mais diversos temas.

“A parceria da escola com esses atores é importante para uma participação mais efetiva da comunidade no cotidiano escolar”, comenta Edna Olegário, diretora da Escola Municipal Geralda Márcia. De acordo com a gestora, atualmente, a escola possui cerca de 700 alunos e 30 professores e conta com a presença de pais e alunos na realização de suas atividades. “Além de incentivar a participação dos estudantes no concurso Tempos de Escola, as famílias auxiliam na valorização do ensino público”, completa.

Em 2014, o PVE é orientado pelo tema “Nossa cidade também ensina. A educação está em todos os lugares”, que visa engajar a comunidade no fortalecimento da cidade como um ambiente educativo, envolvendo diversos setores da sociedade. De acordo com Thaís Castelo Branco, Secretária Municipal de Educação de Três Marias, a parceria entre o poder público e o projeto contribuíram para o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município.

“Tivemos um aumento significativo do Ideb em algumas escolas de Três Marias, além de um crescimento no índice municipal. Isso se deve a todas as ações que a Secretaria Municipal de Educação vem realizando ao longo dos anos. A parceria com o PVE contribui para a capacitação de diretores e, indiretamente de professores, além de motivar pais, alunos e toda a comunidade a trabalharem juntos para a qualificação da educação pública do município”, afirma.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, em 2007 e reúne em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep.

“O sucesso do PVE é fruto do esforço de todos os atores envolvidos no programa. A Votorantim Metais se orgulha em apoiar essa iniciativa, que contribui ativamente para o desenvolvimento de Três Marias e para a qualificação da educação do município”, afirma Antônio Carlos, gerente geral da Votorantim Metais.