A partir do mês de novembro começa o Período Defeso a Piracema, movimento dos peixes em cardumes rio acima pra se acasalarem e reproduzirem. A palavra Piracema é de origem indígena: pira=peixe e cema=subida.

Devido ao longo período de estiagem, a grande diminuição de volume de águas nos Rios vai haver maior empenho dos Órgãos de fiscalização, uma vez que o baixo volume de água facilita ainda mais a captura dos peixes durante a subida para desova.

Os governos federal e estadual instituem durante a piracema o período de defeso para rios e águas continentais. O período é de primeiro de novembro a 28 de fevereiro do ano subsequente. No Estado de Minas Gerais é permitida apenas a pesca com limite de quantidade para espécies exóticas (de outros países), alóctones (de outras bacias brasileiras), híbridos (produzidos em laboratório), além de poucas espécies autóctones (nativas da bacia).

Os equipamentos permitidos durante o período de defeso são: linha de mão com anzol, vara, caniço simples ou carretilha ou molinete de pesca, com iscas naturais ou artificiais. Para portar o equipamento de pesca e o pescado é importante que o pescador mantenha sua licença atualizada. Procure se informar melhor sobre as normas durante o período de defeso, consultando as portarias vigentes.

Rio

Rio São Francisco muito apreciado por pescadores de todo o Brasil - Trecho Três Marias - MG