O Facebook e as principais empresas de propriedade de Mark Zuckerberg, Instagram e WhatsApp, ficaram fora do ar desde o início da tarde desta segunda-feira (4) e começaram a voltar gradualmente no início da noite. Como essas redes fazem parte das nossas vidas, uma pergunta bem comum é: “por que WhatsApp, Facebook e Instagram caíram”?

Alguns especialistas em segurança digital divergem sobre o que pode ter acontecido com Facebook, WhatsApp e Instagram. A principal suspeita é de que a falha seja em um ou mais servidores DNS (Sistema de Nomes de Domínio), que tem a função de “traduzir” os nomes dos sites para endereços IP.

A culpa é do DNS…

De acordo com especialistas do Olhar Digital, a possível causa para a queda dos servidores DNS do Facebook pode ter uma série de fatores. A empresa ainda não se pronunciou publicamente sobre o que está acontecendo, porém, as possibilidades são problemas de hardware, software ou infraestrutura.

Isso quer dizer que é possível que os servidores do Facebook, em si, podem não ter caído ou sequer estarem com algum problema. Contudo, sem que o DNS esteja funcionando de maneira adequada, o navegador web fica sem saber como acessar os sites, o que impede que a página seja mostrada.

…mas não só do DNS

O diretor de análise de Internet da consultoria Ketik, Doug Madory, disse ao site Krebs on Security por volta das 12h40, no horário de Brasília, um funcionário do Facebook fez uma atualização dos registros BGP da empresa.

O BGP, ou Border Gateway Protocol, é usado pelos provedores de serviços de internet para compartilharem informações sobre quais são os provedores responsáveis pelo tráfego que é direcionado para cada grupo específico de endereços na web.

De acordo com Madory, ao atualizar esses registros, é como se o Facebook tivesse retirado do ar o mapa que permite que computadores, smartphones e quaisquer outros dispositivos que acessem Facebook, WhatsApp ou Instagram pudessem encontrá-los.

É por isso, por exemplo, que quando digitamos o endereço Facebook.com, Instagram.com ou web.whatsapp.com, nosso navegador web não consegue encontrar nenhum desses endereços e nos retorna com uma página de erro.

Nada funcionando

Porém, a coisa toda pode ser ainda mais complexa, já que ferramentas de comunicação interna do Facebook, como é o caso do Workplace, também não estão funcionando. Ou seja, os funcionários não têm como se comunicar entre si para tentar dar uma resolução ao problema.