Na manha desta terça-feira, dia 10 de dezembro, a Prefeitura de Três Marias lançou o “Plano Estratégico de Governo de Três Marias”, resultado do programa Apoio à Gestão Pública, realizado pelo Instituto Votorantim, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), e Votorantim Metais, em parceria com o poder público municipal.

Ao longo do ano foram realizadas reuniões de capacitação dos gestores municipais que culminaram em 27 projetos divididos em oito eixos de trabalho: Atenção primária – saúde em foco; Cidadão na gestão; Desenvolvimento sustentável; Excelência em atendimento; Hospital São Francisco – qualidade e gestão; Política de arrecadação; Políticas públicas igualitárias; e Valorização e capacitação de servidores. Os projetos foram sintetizados e expostos em banners em stands montados para o evento na Praça Castelo Branco. As ações, de acordo com o plano, devem ser desenvolvidas até o ano de 2016.

O gerente-geral da Votorantim Metais em Três Marias, Sr. Fernando Resende, iniciou seu discurso homenageando Nelson Mandela e enfatizou uma citação de Mandela: “muitas coisas parecem impossíveis até que sejam realizadas”. De acordo com o gerente os 27 projetos apresentados à comunidade são a prova de que sonhos podem sim se transformarem em realidade. “É bacana a gente ver 27 projetos que vão nortear a administração pública de Três Marias. A comunidade quer e merece o desenvolvimento e nós, juntamente com a comunidade vamos acompanhar a execução do plano para que possamos contribuir com nossa força”, declarou.

O prefeito de Três Marias, Sr. Vicente de Paulo Resende, lembrou do início do mandato quando buscou a parceria da Votorantim Metais para modernizar a gestão pública e agradeceu ao empenho dos parceiros que tornaram real a realização do Plano de Gestão: Votorantim Metais, BNDES e o Instituto Votorantim. O prefeito falou da maneira própria que tem de administrar e das intenções para o desenvolvimento do município. “Venho da iniciativa privada e sei que antes de executar precisamos planejar. Não tem como fazer um trabalho sem saber exatamente aonde se quer chegar”, falou associando ao Plano Estratégico de Governo que, segundo ele, será executado em parceria com a comunidade. “O planejamento estratégico está pronto e vamos cumpri-lo, pois nossa intenção em relação ao plano de governo é que façamos mais do que prometemos. Temos uma missão a cumprir junto à comunidade e peço aos nossos colaboradores que se comprometam da mesma forma como me comprometi para que transformemos Três Marias numa cidade autossustentável, uma vitrine para o país”.

Vicente Resende mencionou a importante visita dos conselheiros da Votorantim Metais na segunda-feira, dia 9, em Três Marias. Pela primeira vez a filha do Antônio Ermírio de Morais: Ana Helena Moraes Vicintin e Carlos Eduardo Moraes Scripilliti estiveram em Três Marias estreitando os compromissos com a Unidade de Três Marias e com o município. Falou ainda da importância de estipular datas para a execução dos projetos. “Queremos que a gestão avance tanto quanto a iniciativa privada. Vamos estabelecer datas e fazermos todos juntos os projetos. Quem quer atingir metas compromete-se consigo mesmo”, finalizou.

Mais ações

Aproveitando o momento o prefeito falou sobre algumas das conquistas do governo para Três Marias e anunciou novos investimentos.

Nova escola

Construção do novo prédio da Escola Municipal Rosa Pedroso de Almeida que será erguido em terreno avaliado em 2 milhões de reais e doado ao município. A verba para construção da escola, de aproximadamente 1 milhão e 400 mil reais, virá do Instituto Votorantim e do BNDES. Também será construída no local quadra poliesportiva e uma praça com todo projeto paisagístico.

Plano de Saneamento

Também através do apoio do BNDES e do Instituto Votorantim, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está desenvolvendo Plano Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos com recursos na ordem de 220 mil reais.

Andrequicé

Em Andrequicé o PSF e a Unidade Odontológica Móvel funcionam a todo vapor. Em 2014 será inaugurada a UBS – Unidade Básica de Saúde – para a comunidade do distrito que também será, em breve, agraciada com um posto policial.

Andrequicé vai contar ainda com rede de esgoto e estação de tratamento. A Prefeitura conseguiu aprovação de projeto junto ao Ministério da Saúde e à Funasa de mais de 3,5 milhões de reais para a ação.

Jardim dos Pescadores

O Bairro Jardim dos Pescadores também receberá investimentos. Será instalada uma UBS no bairro, com recursos que ultrapassam 1 milhão de reais; além de mais 300 mil reais oriundos do Governo Federal para construção de uma quadra coberta na Escola Municipal Policena Alves Amorim.

Bairro Ipiranga

Em breve será inaugurada a Creche do Bairro Ipiranga e a quadra de esportes da Escola Municipal Geralda Marcia Gonçalves Pereira será fechada. Também foi licitada obra de ampliação e reforma do PSF Juquinha Guimarães.

Asfaltamento no Bairro Nova Três Marias

Há 38 anos o bairro sofre com a falta de saneamento básico e asfaltamento. O saneamento já esta sendo feito e para o asfalto o recurso está garantido: são 500 mil reais liberados através do Governo de Minas.


Praia Mar de Minas

A Prefeitura conseguiu junto ao Ministério do Turismo recursos na ordem de 400 mil reais para revitalização da estrada que dá acesso ao Terminal Turístico Praia Mar de Minas e para melhoria das condições estruturais do local.

Asfaltamento do Bairro Parque das Nações

O Parque das Nações terá mais ruas asfaltadas. A prefeitura conta com o valor de 250 mil reais para asfaltamento de vias no bairro.

Farmácia de Minas

O programa do Governo de Minas que distribui medicamentos básicos gratuitos para a população será ampliado em Três Marias. Será construído novo prédio, para mais uma unidade da farmácia, no Bairro Joaquim de Lima. Os moradores do local e dos bairros vizinhos não terão que se deslocarem ao centro da cidade para buscarem seus medicamentos.

Escola Carlindo gaia obra de cobertura da arquibancada e iluminação.

Moradia popular

A Prefeitura de Três Marias, através do Programa Minha Casa Minha Vida, vai construir 584 casas populares. O início das obras está previsto para janeiro de 2014 e, deste total, 200 unidades serão entregues em agosto do mesmo ano.

Frota nova e maior

Recentemente Três Marias recebeu do Governo Federal uma patrol no valor de 700 mil reais. Em breve mais veículos vão chegar a Três Marias. Já está marcada assinatura de mais convênios para aquisição de veículos para a saúde e educação.

Plano Estratégico de Governo