Programa de Aprendiz da Votorantim Metais, em parceria com o SENAI, contribui para a formação de profissionais da região

A Unidade Três Marias da Votorantim Metais, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), se prepara para capacitar estudantes do município, participantes do Programa Jovem Aprendiz da empresa em 2016. O anúncio dos classificados foi realizado no último dia 23. Os selecionados farão a partir de fevereiro o curso de Aprendizagem Industrial em Instalação Elétrica Industrial, que oferece orientação técnica em elétrica de comandos e painéis industriais.

O curso tem duração de um ano, com carga horária diária de quatro horas, divididas entre aulas teóricas e práticas. Durante esse período, os jovens recebem salário proporcional ao número de horas em que ficam na escola (4h), vale transporte, plano de saúde, odontológico e, no final do contrato, recebem todas as verbas rescisórias, como férias e FGTS. Ao todo, 80 jovens com idade entre 16 e 23 anos fizeram a prova de seleção, que contou com questões de matemática e português do 9º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com Dayane Júnia Macedo de Oliveira, Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Aprendizagem do SENAI de Três Marias, os benefícios para os jovens que participam do Programa são inúmeros: aprendem uma profissão, recebem conhecimentos técnicos e têm todo o apoio da empresa. “Ter o primeiro contato com o mundo industrial ainda dentro da escola desperta nos jovens o conhecimento de uma nova profissão e gera a expectativa de ter um futuro profissional promissor. A participação de empresas como a Votorantim Metais neste programa colabora para a formação de uma mão de obra técnica que poderá atuar de forma eficaz no mercado de trabalho, transformando a comunidade em que vivemos”, diz.

Para o gerente geral da Unidade Três Marias da Votorantim Metais, Antônio Carlos dos Santos, o Programa Jovem Aprendiz oferece aos estudantes do município de Três Marias uma oportunidade de dar seus primeiros passos em direção ao mercado de trabalho. “Ao investir no curso de aprendizagem, a Votorantim Metais reforça o seu compromisso em qualificar profissionalmente os jovens do município, tanto para futuras oportunidades na empresa, quanto para o mercado de trabalho em geral. Ficamos extremamente satisfeitos de encontrar diversos casos de pessoas que foram aprendizes e hoje já assumiram funções e responsabilidades na empresa.”, afirma.

Dedicação que valeu a pena

Márcio Júnior Costa Magalhães participou da turma de 2012 do Programa Jovem Aprendiz e foi avaliado como o melhor aluno naquele ano. Ao término do curso, o trimariense foi contratado pela Votorantim Metais para atuar na área de Manutenção Elétrica como mantenedor. “Esse programa é uma grande oportunidade de adquirir conhecimento técnico e estar preparado para ingressar no mercado de trabalho e no ambiente industrial. Tive aulas teóricas e práticas e também aprendi como devo me comportar na indústria e a importância da segurança durante as atividades. Ingressar na Votorantim Metais após o programa foi uma grande oportunidade que tive em minha carreira profissional”, afirmou.

Lei de Aprendizagem

A Lei de Aprendizagem, nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, cujas funções demandem formação profissional. No âmbito da Lei, aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa.