Ter a oportunidade de crescer profissionalmente dentro de uma empresa grande e reconhecida é o sonho de muitos recém-formados que participam de processos seletivos para trainees. Para os jovens que têm interesse em trabalhar com indústria, o Grupo Votorantim está com 42 vagas abertas no Programa de Trainees 2015. Os candidatos aprovados irão atuar a partir de janeiro na holding e nas empresas Votorantim Cimentos, Votorantim Metais, Votorantim Siderurgia e Votorantim Energia. Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de outubro, por meio do site www.produzindofuturos.com.

O Programa de Trainees é uma das principais portas de entrada para os interessados em seguir uma carreira na Votorantim, como foi o caso do engenheiro mecânico e mestre em Ciências Mecânicas, Roberson Fernando Silva, 31 anos, que entrou para o Grupo como trainee, na Unidade Três Marias da Votorantim Metais, em 2008. Com o término da experiência de trainee, ele foi promovido a engenheiro pleno e, em seguida, após uma seleção interna, engenheiro sênior. Atualmente, ocupa o cargo de consultor de engenharia. “Optei pelo processo seletivo da Votorantim por ser uma multinacional brasileira de grande porte e reconhecida mundialmente. O Programa de Trainees é muito respeitado no mundo acadêmico e é o sonho de muitos recém-formados”, explica Roberson.

O consultor ressalta que o Programa de Trainee engrandeceu sua experiência profissional. “Atuei como trainee na área de gerenciamento de engenharia e projetos. Então, já iniciei minha carreira na Votorantim Metais executando vários projetos na Unidade. Fiz cursos e desenvolvi o projeto Green Belt, que forma profissionais com habilidades de realizar projetos em 6-Sigma (sistema de melhoria dos processos). Atuei ainda como Guardião do Risco Crítico de Segurança de Gerenciamento de Mudanças e também aprendi a comentar desenhos de engenharia”, relembra.

Engenheiro metalúrgico pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Marcos Vinícius Godoi Ramos, 32 anos, ingressou à Unidade Três Marias na mesma época do colega Roberson. A seriedade do Grupo e o plano de carreira que as empresas da holding oferecem foram alguns dos motivos que o fez participar do processo seletivo, em 2007. “São empresas sólidas, onde se pratica um diálogo constante e aberto e há oportunidades para crescermos profissionalmente”, assinala Marcos, que hoje atua como coordenador na área de Processos, PCP e Logística. “Assumir o cargo de coordenação foi muito gratificante, pois mostra o quanto eu evoluí profissionalmente desde o dia em que entrei na Unidade com Trainee”, finaliza.

Desafios profissionais

Para Marcos, a experiência como trainee o deixou preparado para encarar novas responsabilidades. “Um momento marcante foi o convite para assumir a coordenação da área. Eu tinha três anos de experiência e esperava encontrar dificuldades. Mas com o trabalho de equipe e apoio dos colegas, a tarefa se tornou bem mais fácil”, analisa.

Ao final da formação como trainee, o profissional da Votorantim tem a possibilidade de desenvolver sua carreira na própria área onde atua, em outras áreas daquela empresa, em outras empresas do Grupo ou mesmo em operações no exterior. Roberson, por exemplo, participou de três projetos de expansão das Unidades de Clarksville, Millington e Houston, nos Estados Unidos, em 2012. “Foram 72 dias de oportunidades em trabalhar com culturas distintas, exercitar o uso técnico da língua inglesa e compartilhar o conhecimento dos padrões internos de projetos desenvolvidos no Brasil pela Votorantim Metais, que, até então, não eram utilizados para o desenvolvimento de projetos nas Unidades norte-americanas”, relembra o consultor.

O Programa

O Grupo Votorantim busca por profissionais com potencial de crescimento e que se identifiquem com a cultura de gestão de negócios, vontade de transformação e abertura para o trabalho colaborativo. “A Votorantim considera como critérios importantes o perfil empreendedor do jovem, agilidade de aprendizado de coisas novas e a vontade de realização por meio do trabalho”, diz Nilma Ribeiro, gerente de Desenvolvimento da Votorantim.

O Programa Traineesterá duração de 14 meses, com início em janeiro de 2015. Ao longo do programa, o trainee mesclará o trabalho diário com uma sólida formação em gestão e atividades como a participação em projetos multidisciplinares, integração com diversas áreas das empresas, mentoring, contato direto com a alta liderança e, dependendo do perfil de vaga do trainee, job rotation. Todos os trainees participam ainda do Programa Potenciar, em que se juntam a outros jovens talentos da companhia para desenvolver projetos concretos, que serão avaliados por altos executivos do Grupo, sendo cobrados em relação a metas e resultados. Os treinamentos e workshops dos trainees são desenvolvidos na universidade corporativa do Grupo, a Academia de Excelência Votorantim.

Ao final da formação, o novo profissional tem a possibilidade de participar do Programa Movimenta, um sistema interno de mobilidade entre as empresas do Grupo, no qual as vagas disponíveis são divulgadas para todos os funcionários, que podem se candidatar àquelas de seu interesse, mesmo que em outras empresas.

Serviço

Votorantim - Programa de Trainees 2015

Inscrições: 5 de setembro a 6 de outubro de 2014

Vagas: 42 – na holding do Grupo, Votorantim Cimentos, Votorantim Metais, Votorantim Siderurgia e na Votorantim Energia.

Pré-requisitos: conclusão de curso entre o ano de 2012 e dezembro de 2014.

Carreiras: Administração, Relações Internacionais, Comércio Exterior, Economia, Engenharia (todas as áreas), Ciências Contábeis, Estatística, Matemática, Geologia, Física, Química, Ciências Sociais, Direito, Comunicação Social, Marketing, Psicologia e Computação

Site para inscrições:www.produzindofuturos.com

Twitter: @produzfuturos

Facebook:www.facebook.com/ProduzindoFuturos

Roberson Fernando Silva

O engenheiro mecânico e mestre em Ciências Mecânicas Roberson Fernando Silva chegou à Votorantim Metais em 2008, como trainee, e hoje é consultor de engenharia na Unidade Três Marias. Foto: Arquivo/Votorantim Metais