O projeto Gol de Letra está com inscrições abertas para alunos regularmente matriculados nas escolas estaduais e municipais de Três Marias. O programa oferece, gratuitamente, aulas de futebol e futsal para crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. Realizado a partir da Lei de Incentivo ao Esporte, a ação é uma iniciativa da Nexa em parceria com o Sesi e a Prefeitura Municipal de Três Marias.

Os interessados podem se inscrever na secretaria do Três Marias Tênis Clube, entre 13h e 19h. Os responsáveis devem levar cópia do RG e CPF dos pais; do CPF da criança ou do adolescente; do RG ou da certidão de nascimento do aluno; do comprovante de residência recente; duas fotos 3x4 do aluno; e o encaminhamento da escola. As aulas acontecem no Clube e no Estádio Municipal do Enseada. Para Alice Castilho, analista de projetos sociais e desenvolvimento local da Nexa, o Gol de Letra é uma boa oportunidade de compor o contraturno escolar. “A iniciativa promove discussões e reflexões sobre esporte, comportamento, educação e cidadania. Também incentiva os participantes a irem bem na escola e a tratar bem professores e familiares”, ressalta.

Atualmente, 270 crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, participam das aulas, que acontecem duas vezes por semana. Desde a sua criação, em 2018, o projeto já beneficiou cerca de 340 alunos. O coordenador do Projeto Gol de Letra e supervisor de esportes do Sesi, Francisco José Oliveira Caires, enfatiza que a iniciativa é um alicerce para que os alunos se afastem do mundo da criminalidade e das drogas. “O projeto é muito interessante para crianças, adolescentes e famílias, principalmente porque reforça os pilares de ser um bom cidadão. Também estimula a atividade física regular, a integração e a socialização”, destaca.

A instrutora de esportes e lazer do Sesi, Beatriz Rodrigues Cardoso, também reforça a importância do esporte na vida das crianças e dos adolescentes. “Além de dar instruções da parte física e técnica, ainda trabalhamos o lado cidadão dos nossos alunos, contribuindo para a formação moral e de valores. Queremos que todos cresçam como pessoas do bem e o esporte pode contribuir muito, ensinando respeito ao próximo, amizade, confiança, comprometimento, liderança e cooperação”, diz.

Os benefícios do Projeto Gol de Letra também são percebidos pelos pais. Nádia Maria Martins Pereira é mãe de Giovanna Tauany Martins Marques, 14 anos, que faz aulas de futsal há cerca de 1 ano. “Ela melhorou a timidez e convive melhor com outras pessoas. Sem contar os ensinamentos aprendidos nas aulas”, frisa. Giovanna reforça a importância dos valores ensinados pelos instrutores. “Aprendemos sobre como a união, o respeito e a compreensão, por exemplo, ajudam no convívio, a tratar bem outras pessoas e ter responsabilidade. Os professores são muito companheiros e ajudam sempre que nós precisamos”, comenta a adolescente.

O Gol de Letra possibilitou, ainda, a realização de amistosos e intercâmbios com outras escolinhas de Três Marias, Pirapora e Curvelo. “Ele beneficia não somente os alunos, mas também a sociedade como um todo. Por meio dele, conseguimos proporcionar o fortalecimento do esporte com outras escolinhas da cidade, treinar técnicos voluntários para trazer mais profissionalização e oportunidades de diálogo com iniciativas públicas e privadas. O projeto é um sucesso!”, afirma Alice.

Serviço: Projeto Gol de Letra

Inscrições: Secretaria do Três Marias Tênis Clube

Horário:  13h às 19h