Na última semana de novembro, estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Três Marias apresentaram os resultados de projetos desenvolvidos em 2019, por meio do Jovens Cientistas, realizado pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) da Nexa. Divididos em três grupos, os alunos produziram trabalhos com as temáticas de Recursos Hídricos, Resíduos e Biodiversidade.

O grupo de Recursos Hídricos realizou monitoramento das águas do Rio São Francisco. A equipe de Reciclagem transformou resíduos – que seriam descartados – em brinquedos. Já os alunos da Biodiversidade realizaram o monitoramento da fauna e da flora e auxiliaram no mapeamento e criação temática de uma nova área para visitação na unidade da Nexa, em Três Marias.

O Jovens Cientistas é um projeto do Programa Monitores Ambientais, que envolve filhos de empregados da Nexa, empresas parceiras e estudantes entre 12 e 16 anos. Os alunos são capacitados e contam com apoio da empresa para o desenvolvimento dos projetos, além de organizações parceiras da iniciativa, como o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/FIEMG) e ao Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais (DESA/UFMG).

“Estou há dois anos no programa de monitores e passei a ver o mundo de forma diferente”, enfatiza Bianca Campos de Oliveira, aluna de 14 anos da Escola Municipal Geralda Marcia Pereira Gonçalves e integrante do grupo de resíduos. Ela reforça, ainda, a importância da conscientização promovida por meio do Jovens Cientistas. “É fundamental nos conscientizarmos e cuidarmos da nossa região. Espero transmitir o que aprendi para outras pessoas, com objetivo de continuar colaborando com a preservação ambiental”.

Recursos Hídricos: Monitoramento Participativo

O projeto da área de recursos hídricos, chamado de “Monitoramento Participativo”, realizou o monitoramento da qualidade das águas do Rio São Francisco, nas áreas sob influência da Nexa. As ações incluíram, além de informações sobre a qualidade de águas superficiais, a realização de coletas de amostras e o acompanhamento dos processos das análises laboratoriais. Após os resultados, os jovens elaboraram um relatório técnico, no qual atestaram que a atividade da empresa não impacta na qualidade das águas do rio.

Para o desenvolvimento do projeto, os alunos participaram de treinamentos sobre monitoramentos ambientais, coleta de amostras de águas superficiais e sobre instrumentos e equipamentos de análises laboratoriais. Para isso, eles visitaram os laboratórios da Campo Análises, em Paracatu (MG), e do DESA/UFMG, em Belo Horizonte (MG), onde acompanharam as pesquisas sobre o tratamento de águas, esgotos e efluentes industriais.

Evelize Nishiyamamoto, consultora de meio ambiente da Nexa e uma das líderes do projeto, conta que o principal objetivo do Jovens Cientistas foi desenvolver um olhar mais crítico sobre a importância do aprendizado contínuo. “Por isso eles receberam o desafio de realizar um trabalho técnico totalmente desenvolvido e executado por eles. Buscamos trazer o estímulo pelo estudo e o interesse por uma profissão, por meio das vivências com a rotina e o ambiente de trabalho dentro dos mais variados setores acadêmicos, técnicos e industriais, como forma de construir referenciais para seus futuros”, afirma.

Reciclagem: Ressignificação de Resíduos

O objetivo do projeto “Resíduos” foi gerar uma nova percepção para materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. Para adquirir conhecimento, os estudantes participaram de uma oficina de reciclagem no CEFET, em Belo Horizonte (MG), visitaram as instalações do campus e participaram de palestras. Conheceram ainda uma cooperativa de reciclagem na capital mineira e a fábrica da Irani Celulose, em Santa Luzia (MG), que adquire papel e papelão transformando-os em bobinas de papel reciclado.

Depois das visitas, os alunos receberam treinamento em reciclagem e um desafio: no prazo de três dias, reutilizar os resíduos que foram disponibilizados para eles, tais como papelão, embalagens de iogurte, garrafas PET, tampinhas, entre outros. Na Casa de Acolhida Bom Pastor, em Três Marias, eles ensinaram as crianças do local a criarem novos brinquedos a partir desses resíduos, enfatizando a importância do reaproveitamento desses materiais. Ao todo, foram fabricados seis tipos de brinquedos diferentes.

Mabel Silva, analista de Meio Ambiente e responsável pelo Programa de Educação Ambiental da Nexa, falou sobre a importância do projeto para os jovens de Três Marias. “Acompanhamos o compromisso deles com o meio ambiente e o quanto eles evoluíram ao longo do projeto, e isso foi evidente na apresentação de hoje e nos resultados alcançados”, comenta.

Biodiversidade: Trilha do Cerrado

O desafio do projeto “Trilha do Cerrado” foi a elaboração de um inventário da fauna e da flora na trilha da unidade da Nexa, em Três Marias, além do mapeamento e criação de uma nova trilha para visitação. O espaço será utilizado para visitas interativas com a comunidade e em ações do PEA, para trazer a conscientização e a importância da riqueza do bioma local onde estão inseridos, bem como o fomento da preservação ambiental.

Para isso, os monitores visitaram o SENAI/FIEMG, em Belo Horizonte (MG), onde participaram de atividades interativas e conheceram as pesquisas de diversos laboratórios. Durante a visita, eles ouviram as experiências de estudantes e de empregados para a escolha da profissão e carreira.