Em novembro, foram realizadas as atividades do quarto ciclo do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), iniciativa da Nexa para o desenvolvimento local das comunidades onde está instalada. Essa fase do programa celebrou o encerramento das ações do ano em São Gonçalo do Abaeté, avaliando os ciclos anteriores nas escolas da região e projetando os resultados a serem alcançados em 2020.

Os encontros aconteceram no Salão da Pastoral e na Quadra de Esportes Douglas Batista, reunindo diretores escolares, pedagogos e representantes dos comitês das escolas da rede municipal. Foi realizado seminário de boas práticas com os gestores escolares, educacionais e comitês das escolas. A cerimônia de celebração do ciclo contou com apresentações de músicas preparadas pelos jovens mobilizadores e alunos das escolas municipais, além de uma quermesse para incentivo à gastronomia e ao artesanato local.

Segundo o gerente geral da unidade da Nexa em Três Marias, Warley Pereira, o engajamento da sociedade pela melhoria da qualidade do ensino contribui para o desenvolvimento de toda a região. “Apoiar o crescimento social e econômico das comunidades onde atuamos faz toda a diferença”, disse.

Neste ano, os principais resultados foram a reelaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) das Escolas da Rede Municipal, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Referência de Minas Gerais.

Para Patrícia Vieira Sarmento, formadora do PVE, o programa obteve conquistas importantes em 2019. “O destaque do ano é o envolvimento dos gestores escolares na revisão do PPP, além do engajamento de toda a comunidade pela educação. A consolidação do Projeto Político Pedagógico nas escolas é um grande avanço, pois é por meio dele que o currículo mineiro será implementado, numa construção que teve a participação de toda a comunidade escolar”, comentou.

PVE

Criado em 2008 e fruto de uma parceria entre a Nexa, o Instituto Votorantim e a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo do Abaeté, o PVE é um passo importante para o crescimento equilibrado entre comunidades e empresas.

O Programa foi desenvolvido em alinhamento às prioridades do MEC e possui impacto provado sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Sendo assim, ele prevê o desenvolvimento de competências dos gestores educacionais e escolares, impactando na aprendizagem dos alunos e no fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação.