Nesta semana, entre dias 4 e 6 de novembro, foram realizadas as atividades do quarto ciclo do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), iniciativa da Nexa para desenvolvimento local das comunidades onde está instalada. Esta fase do programa em Três Marias celebrou o encerramento das ações deste ano, avaliando os ciclos anteriores nas escolas da região e projetando os resultados a serem alcançados em 2020.

Os encontros aconteceram na Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e no Centro de Desenvolvimento da Vila da Mineira e reuniram diretores da rede municipal, pedagogos e representantes dos comitês de cada escola, bem como representantes da Nexa. No fechamento desse ciclo, também foram homenageados diretores, pedagogos e professores destaques das escolas da rede municipal.

Segundo o gerente geral da unidade da Nexa em Três Marias, Warley Pereira, o engajamento da sociedade pela melhoria da qualidade do ensino contribui para o desenvolvimento local. “Apoiar o crescimento social e econômico das comunidades onde atuamos faz toda a diferença”, disse.

Neste ano, os principais resultados foram a reelaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) das Escolas da Rede Municipal, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Referência de Minas Gerais.

Para a chefe da Divisão de Ensino da Secretaria de Educação de Três Marias, Adenize Maria dos Reis, a parceria teve avanços importantes ao longo de 2019. “Tivemos grande crescimento da equipe gestora e de todos os envolvidos em termos de conhecimento sobre o tema estudado neste ano. Isso contribuiu para ações relevantes dentro da comunidade educativa, especialmente a consolidação do PPP nas escolas”, afirma.

PVE

Criado em 2008 e fruto de uma parceria entre a Nexa, o Instituto Votorantim e a Secretaria Municipal de Educação de Três Marias, o PVE é um passo importante para o crescimento equilibrado entre comunidades e empresas.

O Programa foi desenvolvido em alinhamento às prioridades do MEC e possui impacto provado sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Sendo assim, ele prevê o desenvolvimento de competências dos gestores educacionais e escolares, impactando na aprendizagem dos alunos e no fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação.