Professores, alunos e a comunidade se juntam para apresentarem os resultados de 2015 da iniciativa

O Parceria Votorantim pela Educação (PVE) convida toda a comunidade de Três Marias para participar do evento de encerramento das atividades de 2015, que será realizado no dia 10 de dezembro, às 19h, no Ginásio Poliesortivo Manoel Nardi. Também serão apresentados os resultados Na ocasião, serão premiados os vencedores do Concurso Tempos de Escola e da Campanha “Água: Economizar Para Não Faltar”. Além disso, serão apresentados os resultados do PVE e dos indicadores de qualidade da educação pela Secretaria Municipal de Educação. Estarão presentes representantes do poder público e da iniciativa privada, educadores, alunos e suas famílias. O PVE é realizado em Três Marias desde 2007 pela Votorantim Metais e pelo Instituto Votorantim, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A partir da aplicação do Indique, indicador Ministério da Educação que avalia a qualidade da educação, professores e diretores de quinze escolas de Três Marias executaram um plano de ação que envolveu toda a comunidade para melhorem o ensino e a aprendizagem do município. Na Escola Municipal Memorial Zumbi, foram realizadas atividades relacionadas à disponibilização de internet para alunos e para a comunidade.

“A Escola fica aberta para a comunidade normalmente. Mas na avaliação do INDIQUE, percebemos que uma vulnerabilidade era a falta de acesso à internet. Entramos em contato com a Prefeitura e instalamos a rede”, comenta Mateus de Almeida, diretor da instituição. De acordo com ele, a ação possibilitou a liberação do Wi-Fi também para a comunidade, que será beneficiada nos finais de semana e nos feriados. “Com o INDIQUE, passamos a ser mais críticos em relação à Escola, direcionando nosso olhar para qualificar ensino e a potencializar a participação dos pais na construção de uma escola cada vez melhor”, completa.

Para Suely Regina, consultora do PVE no município, Três Marias evolui constantemente na construção de uma educação de qualidade. “Nós percebemos uma maturidade na análise de dados, na troca de experiências, no trabalho de campo que é realizado e na facilidade de aprendizagem dos educadores. Outro fator essencial é o envolvimento do poder público na iniciativa”, afirma.

De acordo com Antônio Carlos dos Santos, gerente geral da Unidade Três Marias da Votorantim Metais, o PVE reafirma o compromisso da Companhia com a qualificação do ensino nas comunidades onde opera. “A cada edição do PVE nos surpreendemos com a mobilização dos educadores e o envolvimento de pais e alunos com o projeto. Os ótimos resultados são fruto também da parceria de sucesso que consolidamos com o poder público de Três Marias”, ressalta.

Concurso Tempos de Escola

O Concurso Tempos de Escola estimulou os estudantes e escreverem redações guiados pelo tema “Família e Escola juntas: uma atitude que transforma” e das “5 Atitudes pela Educação”, programa desenvolvido pela organização federal TODOS PELA EDUCAÇÃO, que visa apoiar e incentivar a família e a comunidade no acompanhamento da educação de crianças e jovens.

O concurso é dividido em categorias, buscando envolver estudantes dos ensinos fundamental e médio. Na categoria 1, voltada para alunos no 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental o grande vencedor foi Felipe Silva Frazão, estudante do 6º ano da Escola Municipal Geralda Márcia Pereira Gonçalves. “Fiquei muito feliz com a notícia! Escrevi sobre como meus pais poderiam me ajudar no dia a dia escolar. Eles leram a redação e hoje já me ajudam muito mais”, conta o estudante que diz ter herdado o gosto pela leitura da mãe. “Ela gosta muito de ler e escrever. Acho que puxei dela”.

A categoria 2 sugeriu aos alunos do 7º ao 9º ano a produção de um texto sobre as cinco atitudes pela educação, priorizando uma ou duas ações baseadas no Indique – Indicadores da Qualidade da Educação. A vencedora foi a estudante da Escola Estadual Manoel Pereira de Freitas, Lilian Tainá Leite e Lima. “Fiz uma redação sobre o dia a dia na escola, nossa relação com os professores, que nos incentivam a estudar e a querer aprender sempre mais”, conta.

Já os estudantes do ensino médio, foco da categoria 3 do concurso, escreveram um texto publicitário para a campanha das 5 Atitudes pela Educação, focando na atitude: “Colocar a educação escolar no dia a dia”. A vencedora foi a estudante do 3º ano, Wanessa Candida Saraiva, da Escola Estadual José Ermírio de Morais. Para ela, o prêmio de redação reflete um já antigo apreço pela leitura. “Gosto muito de ler e tenho facilidade para escrever, muito por conta do meu pai, que me incentiva desde pequena”, conta.

Segundo a secretária Municipal de Educação de Três Marias, Thaís Castelo Branco, a iniciativa estimula as escolas a cumprirem uma agenda de promoção da leitura e escrita, gerando resultado positivos em diversas instâncias. “Quando temos um concurso, as escolas dedicam um tempo maior tanto para a melhoria das salas de leitura, quanto para a promoção do ato de ler em si e para a produção de textos. Essa iniciativa eleva o nível da leitura, a quantidade de livros que as crianças leem e se reflete nos resultados nas avaliações internas e externas das escolas, como a Prova Brasil e o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, avalia.

Cuidando do meio ambiente

A campanha “Água: Economizar Para Não Faltar” propôs a alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino de Três Marias e do bairro Beira Rio, de São Gonçalo do Abaeté, o desafio de diminuir a conta de água de suas casas. A iniciativa, que contempla dez escolas municipais, incentivou os alunos a apresentarem mensalmente suas contas de água para concorrer a R$ 100 em vale compras em supermercados: por mês, um estudante de cada escola que mais economizou na conta de água foi contemplado com o prêmio. O aluno que tiver a maior redução ganhará um tablet. Já a escola que teve maior economia entre seus alunos irá receber prêmios, que totalizarão R$ 5 mil.