Realizadas pela Votorantim Metais, obras estão previstas para início de junho e preveem a reforma e ampliação do espaço físico da instituição de ensino

A Escola Municipal Olinto Gonçalves irá passar por uma reforma em 2016. Localizada no distrito Beira Rio, de São Gonçalo do Abaeté, a instituição de ensino receberá melhorias em sua estrutura física, proporcionando mais qualidade no atendimento aos atuais 171 alunos e nas condições de trabalho dos funcionários da escola. O início das obras está previsto para este mês e devem ter uma duração de seis meses. Com um investimento de R$ 564 mil, a reforma será realizada por meio de recursos do BNDES e da Votorantim Metais, que é responsável pela execução e coordenação do projeto.

Entre as mudanças no espaço físico da escola, está a substituição total das instalações elétricas; a pintura de toda a edificação, com material adequado antimofo; substituição total do forro por PVC; alteração da estrutura do telhado; e ampliação do muro de alvenaria. Outra novidade será a demolição do atual banheiro, utilizando o espaço para a ampliação da cozinha, e a construção de dois novos conjuntos sanitários – um masculino e outro feminino – atendendo aos critérios de acessibilidade. A instituição de ensino fica a cerca de 100 km do centro do município.

“Hoje, a Escola não está adequada para atender ao público do Beira Rio. A região cresceu muito e falta estrutura para abrigar pessoas com deficiência, por exemplo”, comenta Fernando Borges, secretário Municipal de Educação de São Gonçalo do Abaeté. De acordo com ele, após a reforma a instituição poderá receber mais alunos, uma vez que irá otimizar seu espaço. “A área da cantina será ampliada e esses estudantes terão uma qualidade de vida e de ensino melhores”, explica. “A Votorantim Metais é uma grande parceira, realizando iniciativas essenciais para a melhoria da educação no município, como o Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que hoje contempla todas as escolas de São Gonçalo do Abaeté, e o projeto Reviver, que beneficia cerca de 98 crianças da região”, finaliza.

Para a execução das obras serão contratados cerca de 85 profissionais da região, priorizando a mão de obra do Beira Rio. As empresas terceiras locais também terão preferência para fornecimento de material.

“A reforma irá oferecer melhores condições de higiene e saúde para os alunos, além de mais luminosidade, acessibilidade e um ambiente escolar mais agradável, contribuindo para a qualificação do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a escola estará mais segura e confortável para todos”, afirma Antônio Carlos dos Santos, gerente geral da Unidade Três Marias da Votorantim Metais. Para ele, as obras reforçam o compromisso da Empresa com o desenvolvimento das regiões onde está presente.