As Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022 chegaram ao fim com dois resultados históricos para o Brasil. Se você assistiu, pode ser que tenha sentido vontade de praticar alguns dos esportes de gelo e neve, mas acredite ser inviável por estarmos em um país tropical. Não é bem assim.

Com informações do Comitê Olímpico do Brasil (COB), listamos abaixo alguns dos pólos em que é possível praticar parte dos esportes do programa dos Jogos de Inverno. Confira!

Bobsled

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) realiza seletivas periódicas para novos atletas, geralmente em São Caetano do Sul, em São Paulo. É nesta cidade que Edson Bindilatti, agora aposentado após cinco Olimpíadas de Inverno, lidera um projeto para a construção da primeira pista de push fica do Brasil. Atualmente a CBDG leva os atletas selecionados para treinos na América do Norte.

Curling, patinação artística e hóquei no gelo

Em São Paulo há a Arena Ice Brasil, centro de treinamento mantido pela CBDG. Há programas diversos desde o nível iniciante, seja para jovens ou adultos, até o alto rendimento.

Esqui cross-country, esqui alpino e snowboard

A cidade de São Roque, em São Paulo, possui uma pista que simula neve. E em Gramado, no Rio Grande do Sul, tem uma pista indoor com neve de verdade.

No caso do esqui cross, a CBDN desenvolve a modalidade de forma adaptada através do rollerski, que permite treinos no asfalto. Há núcleos em São Paulo, São Carlos, Santos, Caraguatatuba, Campinas e São Roque.