Mais de 60% dos moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) dos Depósitos de Rejeitos Murici, em Três Marias, escalados para participar do simulado prático de emergência para evacuação realizado pela Nexa, estiveram na ação, realizada na manhã desta sexta-feira (10). O objetivo do simulado, que é fruto de parceria com as Defesas Civis de Três Marias e São Gonçalo do Abaeté, além do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, é orientar e treinar os colaboradores da companhia e moradores sobre como agir em uma situação de emergência. Vale ressaltar que os depósitos da Nexa estão seguros e a ação faz parte da avaliação do Plano de Ação Emergencial (PAE) em cumprimento à legislação nacional e estadual de segurança de barragens.  

"A Nexa tem o compromisso de promover a cultura de prevenção em segurança em todas as suas unidades e, em Três Marias, não seria diferente. O simulado é resultado de mais de seis meses de trabalho contínuo e conjunto com os órgãos de proteção e as lideranças comunitárias e o alto índice de participação é a prova de todo esforço surtiu efeito. São ações como essa que mostram a real dimensão e o preparo necessário para agirmos em caso de emergência", destaca Wilian Rosa, coordenador do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Nexa na unidade de Três Marias.

No exercício, foram testados os sistemas de evacuação em massa, como sirenes, a localização dos pontos de encontro e a efetividade dos trajetos sinalizados das rotas de fuga até os pontos de encontro.

Segundo Aldo Nasser Borges, Coordenador da Defesa Civil de Três Marias, o simulado obteve um resultado positivo, agregando para a segurança dos moradores. “A prática do simulado traz melhor compreensão do que é um Plano de Ação de Emergência. Além disso, ajuda a demonstrar a preocupação da Nexa com os moradores e em manter suas operações seguras”, explica.

De acordo com Tenente Ivan Guimarães, Comandante do Pelotão de Bombeiros de Três Marias, foi importante envolver os órgãos de segurança pública para essa ação preventiva, educativa e fundamental para toda população presente na zona de autossalvamento. “Dessa forma, podemos trabalhar de forma conjunta para dar o melhor serviço para a população, além de disseminar a importância da cultura de prevenção”, explica.

“A Polícia Militar de Três Marias enaltece o trabalho e organização referente ao Simulado e reforça a importância da participação dos moradores na atividade de prevenção”, comenta Cabo Moscone Siqueira, da Polícia Militar de Minas Gerais. “Com essa ação, a sociedade fica ciente das rotas de forma a minimizar acidentes”, finaliza.

A realização do simulado de emergência contou com o apoio da Prefeitura de Três Marias, Prefeitura de São Gonçalo do Abaete, Defesa Civil de Três Marias, Curvelo, São Gonçalo do Abete, Patos de Minas e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.