Com o objetivo de auxiliar os municípios de Curvelo e Três Marias (MG) nas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, o Instituto Votorantim, em parceria com a Nexa, doou novos respiradores, eletrocardiógrafos e monitores cardíacos aos hospitais São Francisco de Três Marias, Santo Antônio de Curvelo e o Pronto Atendimento Dr. Márcio Carvalho Lopes. A iniciativa faz parte do Todos Contra o Coronavírus, que reúne uma série de medidas de enfrentamento à Covid-19 lideradas pelo Instituto Votorantim e envolvendo todas as empresas do portfólio da Votorantim S.A., incluindo a Nexa, que buscam somar esforços com os munícipios em prol da saúde pública. 

A nova doação possibilitou que o município de Curvelo aumentasse de 40 para 50 leitos de UTI para tratar os casos mais graves de Covid-19. O hospital Santo Antônio de Curvelo recebeu cinco novos leitos e os outros cinco foram disponibilizados no Pronto Atendimento Dr. Márcio Carvalho Lopes, que está sob administração do Hospital Imaculada Conceição.

O Instituto Votorantim vem se mobilizando para apoiar os municípios no combate ao coronavírus desde março de 2020. Todas as iniciativas podem ser acompanhadas por meio do portal www.votorantim.com/todoscontraocoronavirus.

Covid-19 nos municípios

Em dezembro de 2020, o município de Três Marias registrou 286 novos casos de Covid-19, o maior número desde o início da pandemia. O recorde de casos representa um aumento de 214% na comparação com o mês de novembro.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, da cidade de Três Marias, o município registrou 761 casos confirmados do novo coronavírus, sendo que em Curvelo a taxa de ocupação de leitos de UTI encontra-se em torno de 70%.

A pandemia ainda não acabou

É importante  alertar aos trimarienses e os curvelanos que a pandemia da Covid-19 ainda não acabou e, por isso, a importância de práticas fundamentais para prevenir a disseminação do coronavírus.

Entre as medidas de prevenção indicadas pelo Ministério da Saúde na cartilha Coronavírus – Covid-19 estão:

 - Uso de máscara para entrada e permanência em locais fechado ou com grande circulação de pessoas;

 - Lave frequentemente as mãos com água e sabonete ou, alternativamente, higienizá-las com álcool em gel 70%;

 - Evite tocar olhos, nariz e boca, principalmente com as mãos não higienizadas;

 - Não compartilhe objetos de uso pessoal, como aparelho celular, telefone fixo, computador, máscaras, copos, entre outros;

 - Utilize copos reutilizáveis próprios e individuais ou descartáveis, evitando o uso de copos de vidro e xícaras compartilhadas;

 - Não cumprimente com abraços, beijos ou aperto de mãos e contato físico;

 - Evite situações de aglomeração, como almoços coletivos, reuniões informais, conversas nos corredores e no café, banheiros aglomerados e reuniões em ambientes não ventilados.