Terceiro ciclo do Parceria Votorantim pela Educação (PVE) orienta educadores a elaborarem planos de ação a partir da avaliação do INDIQUE

O PVE – Parceria Votorantim pela Educação – promoveu seu terceiro em Três Marias e São Gonçalo do Abaeté, realizando capacitações com diretores de escolas municipais e equipe técnica das Secretarias Municipais de Educação dos dois municípios. Esses atores foram orientados sobre a elaboração e análise dos planos de ação, a partir da aplicação do INDIQUE (Indicadores de Qualidade da Educação). Nos dois municípios ocorreram também um encontro de mobilização, que convidou a comunidade a conhecer mais sobre essa nova etapa da iniciativa.

As formadoras locais fizeram um consolidado de todas as questões apontadas pelas escolas, em atividade realizada nos meses de junho e julho, reunindo as questões comuns a cada uma e definindo as suas prioridades de atuação. Foram apontadas, então, as ações de governabilidade das Secretarias Municipais de Educação e das escolas e como a comunidade pode apoiar as instituições na execução do plano. “Essa etapa de revisão e análise foi pautada em dados reais, nos pontos de melhoria sinalizados. Focamos na solução. O PVE deste ano está prometendo um avanço potencial na educação de Três Marias e São Gonçalo do Abaeté”, ressalta Suely Regina, consultora do PVE.

Outra frente trabalhada pelo projeto neste ano é a Meta 1 do Plano Nacional de Educação, que propõe a todos os municípios brasileiros a universalizar até 2016 a Educação Infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos. Está sendo realizada, portanto, a capacitação da gestão pública de Três Marias e São Gonçalo do Abaeté para avaliar se os municípios estão garantindo acesso a essa faixa etária e se os atendidos atualmente estão recebendo uma educação qualificada. “Estamos analisando os resultados do Indique da educação Infantil e do Ensino Fundamental para de fato buscarmos soluções de forma participativa para a melhoria da qualidade do ensino em todos os segmentos”, comenta Suely Regina. De acordo com ela, as ações serão de responsabilidade tanto das Secretarias Municipais de Educação, quanto das escolas e da comunidade. “Quando compartilhamos responsabilidades, trabalhamos de forma participativa e democrática”, explica.

Para o gerente geral da Unidade Três Marias da Votorantim Metais, as conquistas do PVE no município e em São Gonçalo do Abaeté são fruto do empoderamento da comunidade como protagonistas do projeto e da parceria de sucesso entre o poder público e a empresa. “Sem o envolvimento dos pais, alunos e moradores dos dois municípios e de suas respectivas Secretarias de Educação, o PVE não existiria. Nos orgulhamos em apoiar e em fazer parte dessa iniciativa que a cada etapa avança na qualificação do ensino na região”, afirma.

Recorde em Três Marias

A Secretaria Municipal de Educação de Três Marias está em festa: o município ficou em primeiro lugar nas inscrições do Concurso de Redação Tempos de Escola, promovido pelo PVE. Além dessa vitória, o órgão comemora o engajamento dos diretores na aplicação do INDIQUE. “A comunidade opinou em tudo. Já conseguimos identificar algumas melhorias a serem feitas e estamos nos mobilizando para realiza-las. Começamos no dia 11 de agosto a Jornada Pedagógica - uma formação continuada de professores - e, dentre os temas abordados nas oficinas, inserimos questões discutidas no INDIQUE”, conta Thaís Castelo Branco, Secretária Municipal de Três Marias.