O município de Três Marias deu início à mobilização da nova edição do projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE). O tema que orienta a iniciativa este ano é “A cidade também ensina. A educação está em todos os lugares”, com o objetivo de engajar a comunidade na criação de um ambiente educativo, envolvendo no mesmo propósito diversos setores da sociedade.

O PVE é realizado pela Votorantim Metais e pelo Instituto Votorantim em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo promover melhorias na educação pública no município, por meio de ações de mobilização social e qualificação da gestão pública escolar.

As diretrizes do PVE 2014 foram apresentadas no último dia 20, num encontro que reuniu mobilizadores da Unidade Três Marias da Votorantim Metais, representantes da Secretaria Municipal de Educação, lideranças da comunidade, professores, pais e alunos de escolas públicas e privadas.

“A expectativa é que o PVE consiga contribuir ainda mais para o desenvolvimento da educação básica e da transformação da vida dos estudantes de Três Marias. E em 2014 temos o desafio de superar os bons resultados do ano passado, quando fomos o município mineiro com maior índice de escolas públicas participantes do Projeto”, ressalta Fernando Rezende, gerente geral do Sistema Três Marias da Votorantim Metais.

Ele lembra, ainda, que em 2013 a cidade ganhou prêmios de destaque municipal e nacional no concurso de redação Tempos de Escola. “A mobilização dos empregados da Votorantim Metais e a parceria com a Secretaria Municipal e com os moradores serão fundamentais para a continuidade dos bons resultados já atingidos”, conclui Fernando Rezende.

A Secretária Municipal de Educação, Thaís Kênia Castelo Branco, também está confiante no sucesso da edição 2014 do PVE. “Temos como meta aumentar o número de escolas participantes e redações inscritas no concurso. Também temos a expectativa de aumentar a quantidade de mobilizadores no município”, conta. Segundo ela, as matrículas nas escolas municipais de Três Marias cresceram cerca de 15% em 2014 em relação ao ano anterior. “Este é um dos resultados do PVE, além da melhoria da estrutura físicas das escolas de rede e da melhoria da gestão”, comemora.

Fernando Rezende, gerente geral do Sistema Três Marias, durante primeira reunião do PVE em 2014

Fernando Rezende, gerente geral do Sistema Três Marias, durante primeira reunião do PVE em 2014