A Agência Nacional de Águas (ANA) determinou que a vazão da hidrelétrica de Três Marias, em Minas Gerais, seja diminuída de 120 m³/s para 80m³/s. A redução vale até o fim de fevereiro e busca, segundo o órgão, garantir a manutenção do volume do reservatório da barragem. Após esse período uma nova avaliação deve ser feita.

Ainda de acordo com a ANA, a decisão de reduzir a vazão levou em conta também as chuvas que caíram nos afluentes do rio São Francisco, principalmente em Minas Gerais.

Atualmente, Três Marias está com 12,87% da capacidade, 2,34% a mais do que no mês anterior. Em janeiro, o reservatório estava em 10,53%. No mesmo período de 2014, tinha 27,56%. O menor nível foi atingido em outubro de 2014, 2,89%.

Em 29 de janeiro, o governador Fernando Pimentel visitou a hidrelétrica e afirmou que a previsão é que até o fim do ano Três Marias deve atingir 5% da capacidade de armazenamento de água.

A vazão da usina foi reduzida por várias vezes em 2014, a última decisão da ANA nesse sentido foi tomada em outubro, quando o volume de água liberado passou para 140m³/s. Na época, a principal nascente do Rio São Francisco, em São Roque de Minas (MG), havia secado.