A Via 040, concessionária responsável pela gestão dos 936,8 quilômetros da BR-040 entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), inicia em 22 de outubro as atividades de operação da rodovia. Motoristas e passageiros já têm à disposição socorro mecânico, atendimento médico de emergência, inspeção de tráfego, sistema de combate a incêndios e apreensão de animais. Também foram abertos 21 postos de atendimento instalados, em média, a cada 45 quilômetros do trecho sob concessão. No local, os usuários têm acesso a informações úteis para a viagem, banheiros e fraldário.

Socorro Mecânico

Estão presentes na rodovia 35 guinchos para socorro mecânico, entre leves, pesados e extrapesados. Os equipamentos proporcionarão maior agilidade na liberação das pistas em caso de acidentes ou panes em veículos de portes diversos, sempre com foco na segurança dos usuários e na fluidez do tráfego.

Atendimento Médico

29 ambulâncias voltadas para o atendimento de emergência auxiliarão o socorro em acidentes com vítimas ou, ainda, em pedidos emergenciais de vários tipos, desde um mal-estar, que impede o usuário de continuar a viagem em segurança, até situações mais complexas. Estas equipes contam com médicos, enfermeiros e resgatistas que atuam em regime de plantão. Há dois tipos de serviços disponíveis: de resgate, que atende urgências pré-hospitalares e conta com diversos equipamentos de salvamento; e o do tipo UTI Móvel, destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco que necessitam de cuidados médicos intensivos.

Inspeção Rodoviária

Outro importante suporte aos usuários são os 21 veículos para inspeção da rodovia. Eles circularão continuamente ao longo de todo o trecho, com inspetores prontos para prestar auxílio e monitorar situações que necessitem de atenção especial, como panes em veículos, animais na pista, incêndios, entre outras. Os inspetores permanecerão conectados ao Centro de Controle Operacional durante 24 horas, contribuindo para a agilidade da circulação de informações e, consequentemente, para a eficácia na prestação dos serviços. Em média, uma viatura de inspeção passará pelo mesmo ponto da rodovia a cada 90 minutos, o que garantirá pronta atuação das equipes de suporte para a solução dos problemas.

Combate a Incêndios e Resgate de Animais

Seis caminhões-pipa e seis veículos para resgate de animais completam a frota de apoio à operação. Estes serviços reduzem a possibilidade de acidentes por falta de visibilidade, em caso de incêndios, e pela presença de animais na pista.

Postos de Atendimento

Unem-se a essa estrutura 21 postos de atendimento ao usuário, que contam com espaço para descanso, banheiros e fraldário, além de canais de comunicação gratuitos, dedicados a esclarecer dúvidas, enviar sugestões e críticas. Nestes pontos ficam, também, as equipes de socorro médico, técnicos e a frota de atendimento, composta por veículos como ambulâncias e guinchos. Quando uma ocorrência é registrada, a equipe mais próxima é acionada e se desloca para o local para realizar todos os procedimentos necessários.

No trecho entre Paracatu e Sete Lagoas, a estrutura de atendimento é a seguinte:

Postos

Postos