Com mais de 5 anos, a Escadaria do Cruzeiro ganhou a sua primeira transformação e revitalização. A iniciativa do Somos Todos, grupo de voluntariado da Nexa, reuniu mais de 40 colaboradores e moradores para ajudar a dar cara nova aos mais de 335 degraus. A pintura conta a história das Três Marias e contém referência a pontos turísticos da cidade como o Lago da Represa e o Rio São Francisco.

A escadaria é um local de visitação com relevância cultural e histórica para a comunidade, com vista panorâmica dos seus arredores. A transformação do espaço faz parte do programa de voluntariado da Nexa, que também busca incentiva a participação social e valorização do turismo regional.

De acordo com Ingridy Duarte, da gestão social da Nexa, o grupo de voluntariado buscou revitalizar uma atração importante da cidade. “Com trabalho coletivo estamos transformando a escadaria do cruzeiro, dando mais cor, vida e alegria as pessoas que passarem por aqui e quiserem curtir uma paisagem panorâmica de Três Marias. Reforçamos a importância da preservação deste patrimônio, como responsabilidade de todos!”, diz. “A inspiração do projeto veio com muita atenção e carinho para a cidade, na valorização cultural, religiosa e do turismo, das águas do Velho Chico, da tradição dos ribeirinhos, da cultura de Guimarães Rosa e Manuelzão, até o Pôr do Sol. A iniciativa da Nexa é voluntária e conta com a participação de pessoas da cidade. A dedicação de todos faz com que o trabalho se torne ainda mais importante”, completa.

Segundo os arquitetos e urbanistas Rita Martins e Ramon Andrade, a mensagem artística principal é valorizar a própria história e contá-la de forma colorida e chamativa. “O objetivo do projeto, além de mostrar a riqueza na história local, foi contribuir para a melhoria com a intervenção artística fomentando o turismo local, podendo ser apreciado por parte da população da cidade e também pelos turistas”, explicam.